Moeda de Bangkok

A moeda oficial de Bangkok é o bath tailandês (THB) e seu símbolo é ฿. Cada bath se divide em 100 stangs e sua origem remonta a 1897. Conheça suas moedas e notas.

Notas e moedas

Desde 1902 a moeda em circulação na Tailândia é o bath tailandês. Em Bangkok você encontrará moedas de 25 e 50 stang, e de 1, 2, 5 e 10 bath. No verso das moedas aparecem vários templos budistas.

Já em relação às notas, circulam as de 20, 50, 100, 500 e 1.000 bath. Em todas as notas aparece a foto do rei da Tailândia, Rama X.

Como curiosidade, existe uma semelhança surpreendente entre a moeda de 10 bath e a moeda europeia de 2 euros. Muitos casos foram detectados de viajantes levando moedas tailandesas para tentar "usá-las" por lá.

Como pagar?

Bangkok é a capital da Tailândia e uma das cidades mais cosmopolitas da Ásia, por isso você não encontrará problemas para pagar com cartão de crédito na maioria das lojas e restaurantes. Porém, você deve ter em mente que nas barracas de comida de rua ou em zonas nos arredores de Bangkok o uso do cartão não é tão difundido, por isso, nesses casos, é melhor ter sempre dinheiro em espécie. Além disso, alguns comércios cobram uma pequena comissão pelo pagamento com cartão de crédito, assim que o melhor é sempre perguntar antes sobre as condições de pagamento.

Onde trocar o dinheiro?

Embora sempre haja quem prefira trocar a moeda antes da viagem para levar baths tailandeses na carteira, a opção mais confortável é sacar o dinheiro diretamente nos caixas eletrônicos quando estiver em Bangkok. Você deve levar em conta que os caixas eletrônicos na Tailândia cobram uma taxa de THB220 (US$7) para cada retirada de dinheiro.

Em Bangkok você também encontrará inúmeras casas de câmbio que oferecem taxas bastante lucrativas, sempre melhores do que as que você encontrará em hotéis e aeroportos.

Tipo de câmbio

THB1 (US$0).